MÚSICAS ESTIMULAM A APRENDIZAGEM

Quarta, 08 Julho 2015

A música influencia diretamente no desenvolvimento infantil, desde o útero materno, onde o bebê já reage à estímulos sooros produzidos no meio externo.

Todo o estímulo sonoro, seja ele musical ou não, provoca uma reação na criança, cabe aos pais e educadores escolherem sonoridades adequadas para a criança ouvir, cantar e até tocar um instrumento musical.

imagem 1

A estimulação infantil com músicas é bastante benéfica, pois trabalha várias habilidades de diversas áreas do desenvolvimento infantil tais como: coordenação motora, atenção, memória, linguagem, fala e socialização.

Ao ouvir uma música, a criança procura estar atenta e memorizar a melodia, se na sequencia ela começa a cantarolar a letra, habilidades de ritmo comunicativo e fala são acionadas. Quando a criança dança ou manuseia um instrumento musical, a coordenação motora está sendo trabalhada. Todas estas habilidades são potencializadas quando a criança escuta a música com outras(s) crianças(s) ou com seus pais, efetivando assim laços de socialização.

imagem 4

ATENÇÃO! Sendo o ouvido um órgão muito sensível  no ser humano e, ainda mais, em bebês e crianças, é importantíssimo estar atento à altura de qualquer som a que uma criança esteja exposta e, inclusive o uso de fones de ouvido, só deve ser efetuado com volume baixo e de forma moderada.

Autoria: Fga. Anne Elise Vivo Rodrigues

               CRFa 2-15897

 

Conteúdo baseado no site www.estimlando.com.br

1 Comentário(s)

Comentar

+ Pesquisar


+ Últimas Publicações


 

+ Mais Vistas