DISTINÇÃO ENTRE CONCEITO DE VOZ E DE FALA

Segunda, 15 Maio 2017

Quando pensamos em voz vêm à nossa mente VOZ BONITA, VOZ ROUCA, VOZ ESTRIDENTE. Ao pensarmos em fala, julgamos o indivíduo que FALA CERTO, FALA ERRADO, FALA BEM ou FALA MAL.

É comum confundir esses conceitos, já que acontecem ao mesmo tempo, quando o sujeito se expressa, então vamos esclarecer as distinções básicas entre Voz e Fala baseados no conceito da fonoaudiologia.

Sob o ponto de vista fisiológico, a voz humana pode ser definida como o som produzido pela passagem do ar pelas pregas vocais que é posteriormente modificado nas cavidades de ressonância e estruturas articulatórias.

Não existe uma definição aceitável de voz normal, por falta de padrões ou limites definidos, e, portanto, o conceito mais correto é o de voz adaptada, ou seja, em que a pessoa (ou trabalhador) demonstra estabilidade e resistência ao uso específico, laborativo e/ou social, que habitualmente faz da voz.

imagem 1

A Fala é a materialização da Língua na variante fônica, é a utilização oral da língua pelo indivíduo,sendo realizada através de um processo de articulação de sons. A efetivação da fala depende da presença de Linguagem Verbal, que só os seres humanos apresentam, ou seja, os animais não falam mas têm voz.

Isso porque a voz, para ser produzida, depende da passagem de ar pelas cordas vocais e seu refinamento do formato das estruturas de ressonância: dentes, lábios língua entre outros.

No tratamento fonoaudiológico das desordens da voz, por exemplo a rouquidão, uma das estratégias é a utilização de exercícios que atuam na configuração das cordas vocais do paciente.

Em alterações de fala, como troca de sons por exemplo, atua-se na conscientização auditiva do fonema e na “posição articulatória” para produção do mesmo, orientando o paciente quanto ao posicionamento de lábios e língua para efetuar a emissão fonética correta.

imagem 2

Lembrando que dentro destes conceitos há muitos outros, que afetam diretamente o padrão de comunicação das pessoas, um deles é a fluência, aspecto importante da Fala, cuja inadequação caracterizam quadros e Disfluência e Gagueira.

Autoria: Fga. Anne Elise Vivo Rodrigues Lavrador

              CRFa 2 - 15897

Comentar

+ Pesquisar


+ Últimas Publicações


 

+ Mais Vistas